Desafios dos Municipários no contexto geral das lutas da classe trabalhadora - Instância de deliberação e orientação política das lutas dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis, o 7o Congresso do SINTRASEM, a realizar-se de 11 a 20 de março, ocorre num momento difícil para a classe trabalhadora.
A crise econômica internacional, que teve seu momento de pico no segundo semestre de 2009, prossegue produzindo efeitos nefastos nas condições de vida da maioria da população também no Brasil. A “receita da salvação” das economias capitalistas para a superação de tais crises cíclicas, diante da quebradeira de bancos e empresas, via de regra, é rasgar o discurso da “não intervenção do governo no mercado”, socorrer-se nos recursos públicos e repassar o ônus para a periferia do sistema, com demissões e retirada de direitos dos trabalhadores.
Na mesma perspectiva, os governos, que sempre disponibilizam recursos para salvar empresas e instituições falidas, realizam cortes no orçamento previsto para investimento em políticas públicas, particularmente na área social. Tal situação redunda na incapacidade (ou falta de vontade política?) de garantia à população de serviços públicos, gratuitos e de qualidade nas áreas de educação, cultura, saúde, meio ambiente, direitos humanos, entre outras.
É fundamental, principalmente neste momento, que as organizações dos trabalhadores se afirmem enquanto organizações de combate a todas as formas de exploração e opressão da maioria do povo. Para tanto, precisam ter assegurada sua independência em relação a patrões e governos. E precisam, igualmente, da participação, disposição de luta e unidade política das categorias que representam.
Neste sentido, o 7o Congresso do SINTRASEM cresce em importância. Composto pela diretoria da entidade, Conselho de Representantes e delegados eleitos democratica e diretamente nos locais de trabalho, nosso 7o Congresso será momento privilegiado de reflexão e análise sobre os efeitos da crise econômica no Serviço Público e de decisão da categoria sobre suas linhas centrais de luta.
Estas diretrizes orientarão a ação sindical dos municipários de Florianópolis em um ano em que se aprofunda o debate sobre a organização sindical dos trabalhadores brasileiros. Serão importantes, também, em um ano no qual as Eleições definirão os rumos das políticas institucionais em Santa Catarina e no Brasil.
Assim, a Diretoria do SINTRASEM convoca toda a categoria a participar deste processo e fazer um 7o Congresso vitorioso. Este caderno de teses, que tem o intuito de subsidiar os debates, é, também, um convite a sonhar com um novo mundo possível e necessário. Mas não basta sonhar. É preciso lutar para transformar nosso sonho em realidade. Portanto, vamos à luta!
Fonte Sintrasem
segunda-feira, 8 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário