sexta-feira, 5 de março de 2010

08 de março - Dia Internacional da Mulher

O reconhecimento da Direção do SINJUSC àquelas que representam 70% da força de trabalho da Justiça catarinense.


Olá a todos. Trabalho no Fórum. Sabe onde fica? Pois é, por aqui já fiz de quase tudo. Atendi balcão, fiz café, cumpri mandados, fiz pareceres, certidões, juntadas, listas, estudos sociais, trabalho de gabinete, movimentações de processos... Tanta coisa.

Olhando à volta me reconheço em todas as mulheres que me cercam. E somos muitas. Como se vivesse em uma imensa sala de espelhos, me vejo em cada uma delas. Ali estão meus reflexos passado e futuro. Está o presente que vivo, o que reluto em viver e até o que tentam me negar.

Trabalhamos muito, estudamos mais. Temos jornada dupla ou tripla. Moramos sozinhas, ou dividimos a casa, fazemos um lanche em pé mesmo, escoradas na parede, entre o tempo do fórum e o da faculdade.

Chefiamos famílias, assinamos contratos, financiamos o carro e temos uma receita de microondas que não falha nunca. Cuidamos. Medimos a temperatura, corrigimos os cadernos, estabelecemos os horários. Negociamos. Pintamos as unhas, dividimos as contas e estamos atentas aos detalhes, quase sempre.

Os padrões de beleza e juventude das capas das revistas têm nos escravizado e torturado mais e mais a cada ano.

Sabemos, pelo trabalho e até mesmo olhando à nossa volta, que muitas mulheres e meninas ainda apanham, ganham menos, são xingadas e exploradas. E que quanto menos branca e mais pobre, pior.

E saber de tudo isso nos moldou, nos ensinou a pelejar. Somos as primeiras a questionar, a nos erguermos, a colocar dúvidas sobre as certezas.

Educadamente desligamos as máquinas, preparamos o chimarrão ou o café e lá estamos, em frente ao fórum, na assembléia, pelo tempo que for preciso. Às vezes também temos medo.

Assim é que é. Então hoje, aos bons colegas, amigos e companheiros quero agradecer de coração as flores, abraços e demonstrações outras de afeto e reconhecimento.

Mas ouso dizer que não, vocês não sabem como nos sentimos. Na verdade, vocês não fazem idéia.
E a todas as colegas me apresento, para que me vendo, elas mesmas se reconheçam.

Sou mulher, sou uma trabalhadora do judiciário catarinense. Minhas mãos também o ergueram e sustentam.

Minha caminhada não é fácil e não estou nem perto de onde quero chegar. Mas meus passos seguem firmes e eu não caminho só.

Fonte Sinjusc

Nenhum comentário:

Postar um comentário