terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ao Povo Catarinense - O que você precisa saber sobre a Greve na Saúde

Você já se perguntou por que eleição após eleição a saúde é sempre colocada como prioridade? E no dia a dia a população sofre com filas e condições precárias nos hospitais. Agora o governo tenta jogar a população contra os servidores da saúde, como se todos os problemas da saúde fossem culpa da greve.

A greve na saúde estadual vai completar um mês, pois o governo tenta criminalizar o movimento ao invés de apresentar uma proposta decente. A Secretaria de Saúde diz que não tem dinheiro para gratificação dos servidores que salvam vidas. Mas o governo dá para a Secretaria da Fazenda (sua preferida) uma “Retribuição por Esforço”, além de R$ 7 mil reais de gratificação em média.
Dinheiro para a Saúde já mostramos para o governo onde está; mas ele se nega a enxergar: Basta, por exemplo, parar de pagar para quem não trabalha; cortar o excesso de mordomias do próprio governo. Também é necessário dizer que só em 2011 o governo desviou mais de R$ 160 milhões da saúde. Onde foi parar esse dinheiro? Afinal é dinheiro que deveria ser investido para melhorar as suas condições de atendimento.

Não bastasse essa situação, o governo contratou uma empresa e paga Duzentos Reais por Técnico de Enfermagem que substitui um funcionário em greve (muito mais do que paga para um efetivo). Novamente o próprio governo faz outra prática ilegal: A lei permite a cada servidor fazer no máximo 60 horas plantões; mas durante a greve o Estado oferece 100 Horas Plantões para quem ajudá-lo nesta tentativa de desmobilizar o movimento.

Não é contraditório? O governo diz que não tem dinheiro, mas para tentar nos desmobilizar tem? Da mesma forma o governo diz que está preocupado com a população, mas se a população fosse realmente prioridade negociaria com os servidores para encerrar a greve. Pelo contrário, permite o fechamento de setores e trata os servidores como se fossem bandidos.

Outra informação importante: Há alguns setores da Saúde Pública fechados. Mas essa decisão foi tomada por alguns diretores de hospitais. Não tem nada a ver com o movimento de greve.
A verdade é que o governo do Estado não resolve essa situação por que não quer.

É pura birra! É necessário que a população apoie a luta da saúde, pois os servidores também reivindicam materiais, medicamentos e melhores condições para atender a população.

Aonde vamos parar? Sem Saúde; sem Educação e sem Segurança!

Governador cumpra com a promessa: No meu governo a Saúde será prioridade!

SindSaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário